Formação de Dissonâncias
Começando a nossa análise sobre dissonâncias, voltaremos ?escala de DÓ Maior:
DÓ RÉ MI FA SOL LÁ SI DÓ
Já vimos que as três notas que formam o acorde fundamental de DÓ Maior são :
--> DÓ MI SOL
Esse acorde também é chamado de ACORDE PERFEITO, talvez devido a suavidade e harmonia de suas notas, o ACORDE PERFEITO é uma acorde tranqüilo, porém essa tranqüilidade pode ser quebrada com a inclusão de qualquer outra nota da escala, provocando a formação de uma DISSONÂNCIA(que e muito mais interessante) , que revolucionará o acorde, dando-lhe o nome do grau correspondente.
Veja o exemplo abaixo em cima do Acorde de DÓ Maior.
No exemplo acima adicionamos ao acorde de DO Maior a nota LA, correspondente ao 6º grau, essa nota vai gerar uma DISSONÂNCIA mudando o som do acorde, execute o acorde em seu instrumento e veja como o acorde de Do Maior mudou com essa adição.
Mais a classificação dos INTERVALOS não é tão simples quanto possa parecer. Para determinar todos eles, é preciso construir uma escala com 2 oitavas.
O sentido de HARMONIA em música é tão complexo e sutil, que uma DISSONÂNCIA da 1ª oitava, na maioria das vezes não igual na 2ª oitava , faça o seguinte teste com seu instrumento, monte o acorde de DO Maior com Sexta citado acima e depois monte o mesmo acorde só que com essa Sexta ou seja, (LA) mais aguda (oitavada). Você verá que o som do mesmo acorde vai mudar, para que esse processo pudesse ser escrito foi criada uma EXTENSÃO DE INTERVALOS, ultrapassando a 1ª oitava, e provocando o aparecimento da NONA, DÉCIMA, DÉCIMA PRIMEIRA, DÉCIMA SEGUNDA e DÉCIMA TERCEIRA, a partir da qual o efeito das dissonâncias passa a se repetir.
serve para teclado musical também? se não servir tem outro tópico que fala sobre harmonia musical para teclado?
ResponderExcluirobrigada.
Serve sim.. A harmonia é unica em todos os instrumentos... violao, violino, teclado, baixo, etc.
ResponderExcluir