Translate

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Apostila para Violino







Técnicas para violino I ( Apostilas sobre aulas de violino )

Pizzicato

Os violinistas nem sempre usam o arco quando tocam - de vez em quando beliscam as cordas, o que é chamado de "pizzicato" (pronuncia-se pitzi-cato). Raramente o pizzicato se estende pela melodia inteira, mas no balé Sylvia o compositor francês Delibes escreveu um movimento inteiro em que todos os instrumentos de corda deixam de lado seus arcos para tocar a famosa Polka-Pizzicato. Quando lêem na partitura a palavra "arco", os executantes interrompem o pizzicato e voltam a usar o arco.


Tocando com surdina

Fixando-se um grampo de madeira sobre o cavalete do violino, reduz-se a força das vibrações que alcançam a caixa de ressonância. Isso funciona com uma surdina, ou abafador de som. Violinos em surdina soam muito distantes e delicados. Os compositores usam os termos italianos "con sordini" (com surdina) e "senza sordini" (sem surdina).


Sul ponticello

Expressão italiana que significa "na pontezinha". Em partitura para violino, indica que o violinista deve passar o arco próximo ao cavalete, o que origina um som de timbre agudo, de arranhudura.


Col legno

O excitante começo de "Marte, o Mensageiro da Guerra", da suíte de Holst Os Planetas, apresenta as cordas soando com um curioso efeito estalado. É o que se chama col legno - "com a madeira". O arco é seguro de lado, de tal maneira que cada nota tocada a madeira do arco bata na corda.


Vibrato

Uma das importantes técnicas de instrumentos de cordas. O dedo da mão esquerda que prende a corda oscila levemente, causando uma flutuação no tom e enriquecendo o som. O vibrato é usado sobretudo em notas longas. Alguns violinistas preferem não usá-lo quando tocam músicas muito antigas.


Corda dupla

"Corda dupla" significa tocar duas notas de uma só vez. Alguns compositores pedem acordes de três e até quatro notas, mas no violino não é possível tocar simultaneamente mais do que duas notas.


Harmônicos

São notas suaves, semelhantes às da flauta, produzidas pelo toque muito leve sobre a corda (sem pressionar a nota) e a delicada passagem do arco. São usadas com mais freqüência na música moderna.


Glissando

A palavra indica ao executante que deve escorregar o dedo sobre a corda, de uma nota a outra (o que permite que todos os sons interpostos sejam ouvidos). Os glissandos aparecem quase exclusivamente nas músicas do século XX.

Os instrumentos como o violino dependem da vibração das cordas para emitir som. As cordas vibram quando o arco passa por elas, mas produzem muito pouco som, que só fica suficientemente forte para ser ouvido quando as vibrações passam pelo cavalete para o corpo oco, ou caixa de ressonância do instrumento.

Os ouvidos ou ff são os orifícios que ajudam as vibrações geradas no corpo do instrumento a atingir o espaço externo e finalmente nossos ouvidos, onde se convertem em som. 



Como trocar acordes ( Apostila para violino )

Um problema que 100% dos iniciantes enfrentam é que, para tocar o acompanhamento de uma música, no caso do violão, a mão esquerda fica parada em uma posição ( também chamada de acorde ) , e a mão direita fica "batucando " o ritmo , até trocar a posição da mão esquerda e assim por diante. Acontece que a mão esquerda demora demais até ficar ágil e habilidosa o suficiente para trocar na hora certa sem "atrasar " o ritmo . Ou seja: enquanto estamos no mesmo acorde, tudo bem, só a mão direita trabalha. Na hora de mudar de posição, que sufoco ! se descuidar , acaba "atrasando " ou "cruzando " o ritmo. Há uma solução que encontrei em vários livros sobre violão que colocarei aqui:

Escolha três acordes bem diferentes entre si.

- Numere cada um ( 1, 2, e 3 )

- Monte o acorde 1 e toque uma vez só

- Monte o acorde 2 e toque uma vez só

- Monte o acorde 3 e toque uma vez só

Vá repetindo ( 1, 2, 3... ) em seqüência cada vez mais depressa, mais depressa, até não precisar mais pensar antes de tocar qualquer um dos três, isto é : a mão vai "sozinha".

Experimente com quatro acordes, depois com cinco, etc...

Experimente também, passar a seqüência dos acordes de uma música, (uma nova canção, ou uma que é difícil de tocar).


Como produzir som ( Apostila sobre aulas de violino )

Os intrumentos como o violino dependem da vibração das cordas para emitir som. As cordas vibram quando o arco passa por elas, mas produzem muito pouco som, que só fica suficientemente forte para ser ouvido quando as vibrações passam pelo cavalete para o corpo oco, ou caixa de ressonância do instrumento.Os ouvidos ou ff são os ourifícios que ajudam as vibrações geradas no corpo do instrumento a atingir o espaço externo e finalmente os nossos ouvidos.

As cravelhas afinam o instrumento girando-as para traz e para frente a fim de retesar ou afrouxar as cordas.Os violinos desafinam com facilidade, especialmente com mudanças de temperatura ou em viagens longas. 

Dicas preciosas  ( Apostila de violino )

Cuidados com o instrumento

*Limpa-lo sempre após tocá-lo, limpe com um pano principalmente onde tem vestigios de breu para não manchar a madeira.

*Guardá-lo sempre no estojo.Se possível estojo térmico.

*Antes de começar lave as mãos.

*Evite colocar as máos na crina do arco.

*Quando terminar afrouxe um pouco o arco.

Dicas

Algumas dicas para iniciantes:

*Afinar o violino antes de tocar;

*Tocar (sempre) em frente a um espelho e observar bem se as posições estão corretas;

*Solfejar a partitura;

*Treinar todos os dias. 


7 comentários:

  1. Muito obrigado pela apostila, ainda não li, mas só de encontrar algo disponivel para estudar na internet ja fico feliz...vou comprar meu violino hoje, também quero ajudar as pessoas que como eu não tem condições de pagar aulas mas querem aprender, sou guitarrista a 6 anos e agora vou entrar no mundo do violino, abraz! parabéns

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. por nada fabio.. Se precisar de algo so e postar q eu procuro e disponibilizo no blog.. boa sorte no violino xD

    ResponderExcluir
  4. EU coloquei mais 2 apostilas boas para violino.. Ja esta disponivel..

    ResponderExcluir
  5. os links estão quebrados, tem como você concerta-los?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. ok vou tentar concerta los persephone...

    contanto: washingtonsantana11@msn.com

    ResponderExcluir
  7. Persephone consegui concerta - los pode baixar agora ^^

    ResponderExcluir