Translate

sábado, 11 de junho de 2011

Construção de Frases - Motivo e Linguagem (Guitarra/violão)

(Construção de Frases - Motivo)




Construção de Frases - Linguagem

Pentatônicas Maiores e Menores (Guitarra/violão)

Pentatônica Maior - Parte 01



Pentatônica Maior - Parte 02


Desenho da Pentatônica Menor

Solando na Guitarra - Alguns licks

Solando na Guitarra Aula 01 - Vários licks pra guitarra


Solando na Guitarra Aula 02 - Aplicando os licks em um ritmo




Solando na Guitarra Aula 03 - Mais aplicações Pentatonica Menor(Am)

 

Espero que Gostem xD... COMENTEM!!!

Solando Guitarra ou violao (improviso)

Video aula improvização-1- Pentatonica
em construção
 


Video aula improvização-2-



segunda-feira, 9 de maio de 2011

INTERVALOS

Bom gente eu achei essa tabela de intervalos na internet mto boa para vc se situar na hora de formar um acorde. Seja ele com setima, nona, decima terceira e ai vai. 


Obs: Eu tomei como  exemplo a nota : C (Dó)
Conhecendo melhor os Intervalos

Veja abaixo um quadro geral dos intervalos, abrangendo todas as notas, lembrando que é muito importante o bom entendimento dos intervalos. 

C(Dó)



quinta-feira, 14 de abril de 2011

Harmonização de Acordes

Escala harmonizada de acordes ?

Introdução


A harmonização de acordes em função de uma escala é uma ferramenta fundamental para compreender a utilização correcta da harmonia num tema. É um conceito que muitos músicos amadores não conhecem, mas que usam inconscientemente quando estão à "procura" do acorde que "soa bem" em determinada progressão. Assim, podemos dizer que "harmonizar" uma escala de acordes é identificar quais são os acordes que "ficam bem" em determinada escala.
O inverso também é verdade: se identificarmos qual a escala que se enquadra numa determinada progressão de acordes, o que estamos a fazer é a encontrar a escala subjacente à harmonização da progressão, o que pode ser útil para percebermos o que estamos a fazer.
Para que serve ?
  1. A harmonização de acordes é uma ajuda importante para quem quer compôr: Após uma ideia inicial de um riff ou de uma progressão que se quer trabalhar, a harmonização de acordes ajuda a identificar com facilidade mais acordes que se encaixam na mesma escala, sem termos de andar "a adivinhar".
  2. A harmonização permite ainda identificar a escala subjacente a uma progressão: Mais uma vez, permite perceber quais são os acordes determinantes da progressão e os menos importantes.
  3. O facto de uma progressão de acordes ter implícita uma escala torna evidente que se quisermos solar ou acrecentar um riff a uma progressão podemos utilizar essa escala (para começar). A hamonização explica como encontrar essa escala.
O que é ?

É simples: É usar cada nota da escala subjacente como base de um acorde e, depois, garantir que todas as notas desse acordes pertençem à escala.
Exemplo:
Vamos pegar nas notas da nossa escala favorita: A escala maior de Dó.
C    D    E    F    G    A    B
O que queremos é identificar um acorde correspondente a cada nota da escala, mas garantindo que todas as notas desse acorde continuam a pertencer à escala. Vamos começar pelo acorde de Dó:
1ª Nota 1º Intervalo 2º Intervalo
C C + m3 = D# (fora da escala!) C + 3 = E (está na escala) E + m3 = G (está na escala) E + 3 = G# (fora da escala!)
  Como o 1º intervalo é uma 3ª maior o acorde é maior Como o 2º intervalo é uma 3ª menor, o acorde não é aumentado: é um acorde maior normal.
Assim, na escala de Dó, o acorde harmonizado de Dó é C+E+G (Dó maior). Se precisar de relembrar as regras de formação de acordes, visite a nossa secção dedicada à formação de acordes.
Vamos agora harmonizar o acorde de Ré:
1ª Nota 1º Intervalo 2º Intervalo
D D + m3 = F (está na escala) D + 3 = F# (fora da escala!) F + m3 = G# (fora da escala!) F + 3 = A (está na escala)
  Como o 1º intervalo é uma 3ª menor o acorde é menor Como o 2º intervalo é uma 3ª maior, o acorde não é diminuído: é um acorde menor normal.
Chegámos à conclusão que na escala maior de Dó, o acorde harmonizado de Ré é D+F+A (Ré menor). Podemos prosseguir assim para todas as notas da escala maior de Dó para chegar a todos os acordes harmonizados, mas já vamos resumir os resultados. Antes disso ainda vale a pena harmonizar o acorde de Si porque é o único caso é que o resultado é um acorde diminuído:
1ª Nota 1º Intervalo 2º Intervalo
B B + m3 = D (está na escala) B + 3 = D# (fora da escala!) D + m3 = F (está na escala) D + 3 = F# (fora da escala!)
  Como o 1º intervalo é uma 3ª menor o acorde é menor Como o 2º intervalo é uma 3ª menor, o acorde é diminuído
Na escala de Dó, o acorde de Si é diminuído! (Bdim = B+D+F).
Regra simples:
Se completássemos o exemplo anterior para todas as notas da escala maior de Dó, chegaríamos à conclusão que a escala de acordes harmonizada de Dó é:
C    Dm    Em    F    G    Am    Bdim
Isto é verdade para todas as escalas maiores ! Os acordes harmonizados são sempre nesta sequência: Maior, menor, menor, Maior, Maior, menor, diminuído. Por exemplo, os acordes harmonizados na escala maior de Sol são:
Escala maior de Sol:
G    A    B    C    D    E    F#
Acordes harmonizados na escala de Sol maior:
G    Am    Bm    C    D    Em    F#dim
Conclusão:
  • A harmonização de uma escala de acordes garante a coerência harmónica de uma progressão de acordes com uma escala subjacente.
  • Analise a cifra de uma música que goste, provavelmente a maior parte do tema trabalha numa escala harmonizada de acordes! Por vezes, para dar "dinâmica" ao tema, o compositor sai da escala harmonizada nas bridges ou pontes, mas depois volta à mesma escala. Existem alguns casos muito comuns por funcionarem bem, como por exemplo no 4º acorde da escala mudar para um acorde menor, o que permite sair da escala harmonizada para marcar uma mudança no tema.
  • Também é possível harmonizar uma escala menor, mas nesse caso existem três escalas subjacentes, a Natural, a Harmónica e a Melódica. As regras de hamonização são exactamente as mesmas que para a escala maior. Veja a nossa página sobre Harmonização nas escalas menores para as conhecer.
  • A harmonização também se aplica aos acordes de 7ª, basta garantir que a 7ª também está na escala subjacente. Veja: Harmonização de acordes de 7ª.

Dicas para solar em Guitarra ou piano

Dicas para solar em guitarra ou piano

Introdução:

Pode ainda não ter descoberto que há escalas que nos ajudam, em função da progressão de acordes, a identificar as notas que encaixam na melodia. Se tiver curiosidade consulte as lições sobre as escalas
pentatónicas e as escalas Gregas:



Independentemente disso, a informação desta página aplica-se, mesmo que não conheça as técnicas referidas. Se as conhecer, melhor ainda!

Estilos de música:

Reconheça os diferentes estilos em função da forma como os instrumentos que solam (guitarra, baixo, piano) mudam de tom com a progressão da melodia, reparará que:

  • Nos estilos Jazz e Folk, a escala do solo muda de acorde em acorde, enquanto,
  • Nos estilos Blues e Pop/Rock, a tendência é que a escala do solo se mantenha ao longo de toda a melodia (só se alterando nos 'breaks')
Assim, nos primeiros estilos, concentramo-nos na melodia acorde a acorde, o que torna muito importante a agilidade e memorização das escalas que se adaptam ao acorde:

Escalas bem ajustadas Tipo de acorde Tipo de acorde de 7ª
Jónia Maior Maj 7
Dórica Menor Min 7
Frígia Menor min 7
Lídia Maior Maj 7
Mixolídia Maior
Eólia Menor min 7
Lócria Dim min 7(b5)
Pentatónica Menor Menor Qualquer
Pentatónica Maior Maior Qualquer

Nos estilos pop, rock e blues, é bastante mais importante identificar a escala que se encaixa bem em toda a progressão de acordes. As lição dois sobre modos Gregos ilustra como se pode fazer isto.

Independentemente disso, neste estilos, concentre-se nas notas alvo, em função do ritmo:
  • Replique a progressão de acordes em notas únicas na barra da guitarra.
  • Concentre-se nas notas raiz do 1º e 3º acorde da progressão de acordes.
  • Garanta que o solo se 'resolve' nestas notas.
  • Experimente variações nos tempos do 2º e 4º acorde.
  • Experimente uma escala pentatónica sobre uma destas notas.
  • Experimente com poucas notas, não tente fazer progressões rápidas, caso contrário não consegue perceber o que está a experimentar nem memorizar o que fez (no raro caso de conseguir um bom 'lick').
Temos uma ferramenta que o pode ajudar a identificar uma escala subjacente a uma progressão de acordes: >> Analisador de Progressões <<