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sábado, 20 de novembro de 2010

Sequencia de acordes para violao(2)

Repare nas músicas de sua preferência como aparecem determinadas sequencias de acordes. Estas sequencias não estão ali por acaso. Nem tampouco foram “colocadas” ali porque alguém quis.
Na verdade, as sequencias de acordes dependem da melodia. Quem manda é a melodia. Os acordes só dão as caras por ali se forem chamados pela melodia. Uma maneira simples que encontrei de explicar esta coisa.
Tente, por exemplo, pegar um música que só tem três ou quatro acordes, e – obedecendo o campo harmônico – “enfiar” mais alguns acordes por ali. Pode até funcionar, mas só se a melodia permitir, entende? Se a melodia exige um A (lá maior), você pode até tentar colocar F#m (fá sustenido menor), que é o acorde relativo de A. Mas provavelmente não vai funcionar. Porque a melodia quer porque quer o A. E pronto.
Por este motivo é que músicos experientes parecem conhecer todas as músicas. O cérebro deles, ao ouvir uma melodia, já lhes diz quais acordes vão se encaixar aqui e acolá. Aí você fica olhando e pensa: “ah, se eu tocasse assim…”, é ou não é?
Quer chegar lá? Faça o que estes caras fazem. Estude muito, treine muito e toque muito. É claro que alguns têm mais facilidade. Tem gente que nasce com ouvido privilegiado, é uma coisa incrível. Mas estes são poucos. Se não for este o seu caso, estude as sequencias de acordes em músicas diferentes.


Como estudar sequencias de acordes


Não se deixe enganar por tonalidades. Explicando: uma sequencia de acordes não pertence a nenhuma tonalidade em particular. você pode ter a mesma sequencia de acordes em tonalidades diferentes. E a mesma tonalidade em sequencias de acordes diferentes. Eita! Complicou? Peraí um pouco…
Vamos pegar (pra variar) a tonalidade C (dó maior), cujo campo harmônico é:
1,   2  ,  3,    4,   5,   6,    7
C, Dm, Em, F, G, Am, Bdim
Pois bem. Temos nesta tonalidade os sete acordes do campo harmônico. Ou seja, os sete acordes básicos que podem ser usados nesta tonalidade. Através da numeração acima dos acordes, vamos montar nossas sequencias.
Sequencia A – 1 (C), 4 (F), 5 (G) – uma sequencia bem conhecida e muito usada.
Suponhamos que você tenha diante de si uma música com os acordes D, G e A. É a mesma sequencia, só que não mais na tonalidade C e sim na tonalidade D.
” Mesma sequencia, tonalidade diferente”
É bem fácil deduzir a minha outra afirmação: “mesma tonalidade, sequencia diferente”. Veja a sequencia abaixo:
  1. C, Am, F, G  ou 1, 6, 4, 5 (confira lá em cima) = tonalidade C (mesma tonalidade), sequencia diferente.

Tabela - Sequencia de acordes para violao

A base de dados ou tabelas modal abaixo dá-lhe todos os acordes que podem ser tocadas numa determinada tonalidade.
Cada linha desta tabela dá-lhe 7 acordes básicos para cada tonalidade. Na primeira coluna está a tonalidade.
Em cada célula encontra nomes de acordes de 3 e 4 notas.
Para usar esta tabela:
        • Identifique a tonalidade da partitura
        • Procure esta tonalidade na primeira coluna
        • Você pode usar todos os acordes das duas linhas..
        I       II      III     IV      V       VI      VII
Do      Do      Rem     Mim     Fa      Sol     Lam     Sidim
         DoM7    Rem7    Mim7    FaM7    Sol7    Lam7    Sim7b5

Fa        Fa                Solm             Lam              Sib                Do          Rem         Midim
           FaM7           Solm7           Lam7            SibM7          Do7         Rem7       Mim7b5


Sib     Sib     Dom     Rem     Mib     Fa      Solm    Ladim
        SibM7   Dom7    Rem7    MibM7   Fa7     Solm7   Lam7b5


Mib     Mib     Fam     Solm    Lab     Sib     Dom     Redim
        MibM7   Fam7    Solm7   LabM7   Sib7    Dom7    Rem7b5


Lab     Lab     Sibm    Dom     Reb     Mib     Fam     Soldim
        LabM7   Sibm7   Dom7    RebM7   Mib7    Fam7    Solm7b5


Reb     Reb     Mibm    Fam     Solb    Lab     Sim     Dodim
        RebM7   Mibm7   Fam7    SolbM7  Lab7    Sim7    Dom7b5
 

Solb    Solb    Labm    Sibm    Dob     Reb     Mibm    Fadim
        SolbM7  Labm7   Sibm7   DobM7   Reb7    Mibm7   Fam7b5


Fa#     Fa#     Sol#m   La#m    Si      Do#     Re#m    Mi#dim
        Fa#M7   Sol#m7  La#m7   SiM7    Do#7    Re#m7   Mi#m7b5

Si      Si      Do#m    Re#m    Mi      Fa#     Sol#m   La#dim
        SiM7    Do#m7   Re#m7   MiM7    Fa#7    Sol#m7  La#m7b5


Mi      Mi      Fa#m    Sol#m   La      Si      Do#m    Re#dim
        MiM7    Fa#m7   Sol#m7  LaM7   Si7     Do#m7   Re#m7b5
 

La      La      Sim     Do#m    Re      Mi      Fa#m    Sol#dim
        LaM7    Sim7    Do#m7   ReM7    Mi7     Fa#m7   Sol#m7b5


Re      Re      Mim     Fa#m    Sol     La      Sim     Do#dim
        ReM7    Mim7    Fa#m7   SolM7   La7     Sim7    Do#m7b5


Sol     Sol     Lam     Sim     Do      Re      Mim     Fa#dim
        SolM7   Lam7    Sim7    DoM7    Re7     Mim7    Fa#m7b5


Por exemplo, a armadura da partitura diz-me que a tonalidade da música está Sol (um sustenido na clave). Portanto eu posso usar os 14 acordes das duas linhas do Sol:
E eu escolho acordes de 3 notas. (do Sol ao Fá#dim)
Eu escolho uma sequência de acordes para os 4 primeiros compassos da minha composição: colunas I, VI,II e V
ou seja:     Sol, Mim, Lám, Ré.
Esta seuqência de acordes (I,VI,II,V) é bastante usada em música.